Mantras

Mantras

 

Conceito


A palavra mantra significa em sânscrito "instrumento para o pensamento adequado" (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Basicamente, um mantra é um som que tem um significado e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante. Esse som pode consistir em um monossílabo, uma frase curta ou uma estrofe de várias sílabas. O mantra pessoal é prescrito tradicionalmente por um mestre, em função da necessidade do praticante.

 

Como podemos usar o mantra na prática e quantas vezes entoá-lo?


Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico como o Gayatri, por exemplo, isso significa uns 20 minutos por prática. No entanto, há práticas como o purashcharana, em que se fazem mil repetições diárias até completar 2.400.000 ao cabo de sete anos. Isso totaliza cem mil repetições por cada uma das 24 sílabas do mantra.

 

Outra maneira de usar os mantras é associar a sua repetição mental com a respiração, como no caso do ajapa japa, técnica que consiste em acompanhar a observação da respiração com a mentalização do mantra so'ham.

 

O que precisamos fazer para entoá-lo


Podemos entoar um mantra de três formas: mentalmente, murmurando e em voz alta. Dessas maneiras, considera-se que o mantra murmurado seja mais poderoso que aquele feito em voz alta, e que o mantra feito mentalmente seja mais eficiente que o murmurado. É aconselhado mudar de técnica quando percebermos que estamos perdendo a concentração.

 

Efeitos do mantra


Os mantras têm a capacidade de servir como foco para que a mente se concentre. Ela tem a sua própria agenda e difícilmente pode ser controlada. Se você percebe essa dificuldade na sua meditação significa que sua mente é totalmente normal. Respire aliviado, pois isso acontece com todo o mundo. Seu trabalho durante o mantra consiste justamente em trazer incessantemente a mente de volta para o som do mantra e refletir sobre seu significado. Isso traz como consequência o aquietamento da mente.

 

Os 5 mantras ideais para a meditação


OM

É o mantra universal da meditação. É dito que esse mantra representa o som do universo. O mantra OM é o original, que compreende todos os outros.

OM AH HUM

Este mantra é útil para aumentar a concentração e também tem a função de limpar e purificar o local em que será realizada a meditação.

OM TARE TUTTARE

Este mantra ajuda a despertar a força, coragem e confiança interior.

OM NAMAH SHIVAYA

É um mantra hindu que atrai bem-estar e felicidade.

OM MANI PADME HUM

Invoca a sabedoria essencial, a união com o universo.

 

Como usar meu Japamala para entoar um mantra?


Já com a postura e a respiração controladas e relaxadas, segure seu japamala com uma das mãos. Apoiando-o em seu dedo médio (dedo do meio), use o polegar para puxar cada uma das 108 contas. Cada vez que o mantra é mentalizado ou pronunciado, puxa-se uma conta. O dedo indicador não deve tocar as contas do japamala, pois representa o ego e está associado ao pensamento - e o objetivo da meditação é justamente o de suspender a ação do pensamento. O meru não deve ser contado com as demais 108 contas, porque é a representação do absoluto, de nosso aspecto eterno e imutável e por isso está fora da contagem, entretanto é o meru que marca o início e o final do ciclo do japamala.

 

Terminando a passagem pelas 108 contas, caso o praticante queira continuar e fazer mais uma volta, não deve passar por cima do meru; em vez disso, deve virar o cordão e continuar a fazer o japamala na direção inversa.

 

Para surtir efeito daquilo que queremos em nossa vida e por meio da intenção que colocamos na prática, os mantras entoados com o uso do japamala deve ser frequente e com pensamento positivo.

Sobre a loja

Conheça o que são Japamalas, seu poder na meditação, benefícios terapêuticos e como usar para entoar Mantras, praticar Grabovoi e Ho’oponopono. Veja depoimentos de quem já usa e PROTEJA SUA ENERGIA através da meditação. Conheça também nossas Pulseiras de pedras. Compre seu Japamala e Pulseira em nossa Loja Virtual e receba em qualquer lugar do Brasil. NÃO TRABALHAMOS COM VENDAS NO ATACADO, PRODUTO PERSONALIZADO E NÃO TEMOS LOJA FÍSICA.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

JAPAMALA ORION - CNPJ: 33.715.896/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2020