O que são Japamalas?

 

O que são Japamalas?

 

Japamala é um colar de contas sagrado usado tradicionalmente na Índia durante as práticas de entoação de mantras e meditação

 


 

O japamala, conhecido também como mala budista | terço tibetano | colar ho'oponopono, é um cordão sagrado feito de contas (bolinhas) usado para ajudar o praticante da meditação a entrar no estado meditativo e por sua vez se concentrar. Ele é semelhante ao terço católico, mas o que muda é que ele possui 108 contas ou divisores de 108 (54, 36, 27).

 

No yoga e no hinduísmo possui em geral 108 contas ou divisores (54, 36, 27) e em algumas linhas do budismo possui ainda 3 marcadores, totalizando 111 contas. O nome japamala é masculino ("o" japamala), tem origem no sânscrito e é uma palavra composta: japa é o ato de sussurrar ou murmurar repetidamente mantras ou nomes de divindades e mala representa cordão.

 

O que são Japamalas?Este cordão sagrado é um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido como rosário de orações no Ocidente. É muito utilizado para ajudar nas orações e mentalizações como marcador. Temos então duas correntes: uma espiritual, "japa", e outra material, "mala". Assim, as energias espirituais invocadas "japa" energizam o "mala". É como usar algo físico (o japamala) para buscar um caminho espiritual de acordo com aquilo que mentalizamos.

 

O japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala e que pode ser feito de material diferente das contas. Também é possível encontrar japamalas menores, variando de 18, 27, 36 ou 54 contas, todas subdivisões de 108. Veja mais sobre o poder de 108 contas no Japamala.

 

 

Segundo a filosofia yogui, ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcendental, ou seja, o estágio que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma.

 

 

 

 

Tipos de Japamalas


No decorrer dos anos muitos japamalas passaram a existir de materiais dos mais diversos possíveis. Acredita-se que o primeiro cordão de contas tenha surgido há 42.000 anos, mas seu uso ocorreu na Índia por volta do século VIII A.C. A sua origem no uso na meditação e entoação de mantras foi no Budismo e no Hinduísmo, sendo hoje conhecido no mundo todo.
 
Existem muitas formas de se referir a este cordão de contas, sendo as principais: japamala, terço budista, mala tibetano, colar hooponopono, cordão de contas e mala beads. Os japamalas podem ser feitos dos mais variados materiais, desde pedras naturais, madeira, semente de açaí, semente de rudraksha, sândalo até mesmo de murano.
 

A seguir apresentaremos os tipos de japamalas que são feitos pela Japamala Orion e que também são os mais comuns e encontrados com facilidade por quem procura um japamala:

 

Pedras Naturais

 

Japamala Pedra Natural

 

Os japamalas de pedras naturais são feitos com as mais diversas pedras encontradas e disponíveis no formato de contas (bolinhas) e tamanhos também variados. O japamala, além de ficar energizado com a prática que está sendo feita, ele também conta com o poder e propriedades das pedras naturais, sendo muito utilizadas em terapias, como acessório, enfeite, objeto de decoração, dentre outros. A variedade acaba sendo maior neste caso se comparado com os de semente e madeira. Veja todos os modelos que temos disponíveis em nosso site dos japamalas de 108 contas de pedras naturais e saiba mais.

 

Rudraksha

 

Japamala Rudraksha

 

Conta a lenda que Shiva passou mil anos meditando para o bem de todos os seres e ao abrir os olhos, suas lágrimas ao pousarem na terra deram origem à árvore sagrada de Rudraksha. Os olhos de Shiva (Rudra) são considerados a expressão mais poderosa da Força Cósmica, sendo a semente de Rudraksha um objeto de veneração e o meio para alcançar o eu superior. A Rudraksha simboliza a união do Céu e da Terra e suas sementes são preciosas e espiritualmente são usadas para meditação e recitação dos mantras. Seu uso atua como um gerador de energia que carrega o campo energético. São muito importantes para quem queira despertar o seu Eu Superior. Veja nossos modelos de 108 e 54 contas de semente de Rudraksha.


 

Sândalo

 

Japamala Sândalo

 

O sândalo é usado há milênios em rituais de limpeza e consagração religiosa por seus efeitos benéficos e elevatórios dos sentimentos espirituais. Esta madeira, cheirosa e bonita, acompanha os povos da Índia, China e Egito há milênios. Na aromaterapia, seu uso é recomendado para acalmar a mente, agitação e ansiedade. Sua ação aromaterápica tem a ver com a função de estimulante do sistema nervoso central e, ao mesmo tempo, calmante dos estados de excitação por conta do aconchego que nos proporciona. Esta madeira facilita a intuição, a criatividade e é considerado o aroma da serenidade e da sabedoria. Veja nossos modelos de 108 e 54 contas de semente de Sândalo.


 

Madeira e Semente de Açaí

 

Japamala de Madeira

 

Os japamalas feitos com madeira e semente de açaí são muito utilizados por quem está iniciando na prática da meditação e entoação de mantras. Eles também contam com fator preço que acaba sendo mais barato do que os que são feitos de pedras naturais, rudraksha ou sândalo, e possuem o mesmo poder e efeito do japamala, que é auxiliar o praticante de meditação a se concentrar e entrar no estado meditativo. Conheça nossos modelos de Semente de Açaí e Madeira.

 

 

Anatomia do Japamala


Todo japamala, independente do modelo ou da quantidade de contas, desde que o número de contas seja divisor de 108, precisa seguir uma certa anatomia por assim dizer, onde alguns elementos não podem faltar. Dentre eles estão: as contas (bolinhas), o meru e o tassel ou outro pingente. A seguir tem uma foto que demontra as partes do japamala e também os marcadores, que são característico nos japamalas da Japamala Orion, mas não são obrigatórios:

Partes de um Japamala

  • Contas

As contas são o principal elemento de um japamala, que deverá ter 108 contas ou divisores de 108 (54,36,27) e são elas que definem a estética e energia de um japamala, que pode ser feito de diferentes materiais, tamanhos (os mais comuns são de 6mm e 8mm) e cores.

 

  • Meru

Também conhecida como Conta Guru, ele é maior que as demais contas do japamala e pode ser feito de pedra, madeira ou outro material. Ele representa o Universo, o Divino, ou seja, a força maior que nos guia no caminho da meditação. O meru não entra na contagem para meditação e não deve ser tocado durante a prática, pois significa uma força superior que está além de nossa compreensão.

 

  • Tassel

O mais comum nos japamalas são os feitos com a finalização em tassel ou franja, como alguns conhecem. Ele representa o elo com o Divino e pode ser feito de qualquer tipo de linha, sendo as mais comuns de algodão, poliester e seda. 

 
  • Marcadores

Os marcadores não são obrigatórios em um japamala, mas é facilmente encontrado em diversos modelos feitos. Não existe um material certo para ser colocado entre as contas do japamala e normalmente eles ficam localizados nos divisores de um japamala, por exemplo, a cada 27 contas, 36 contas ou 54 contas. Eles servem para trazer a mente de volta à prática durante a meditação. É comum nossa mente se distrair e se afastar durante a prática. Desta forma entram os marcadores: ao manuseá-lo, retornamos a concentração daquilo que estamos praticando. Eles funcionam como um lembrete, pois ao passar o dedo por cima de um marcador, reforçamos nossa intenção na meditação.

 

 

Benefícios de usar o Japamala


Os benefícios de se usar um japamala são com certeza muitos, e a seguir destacamos os 4 principais usos do japamala e seus benefícios em cada situação em que ele for usado:

 

  • Amuleto: por ser um objeto com significado espiritual, guardar consigo fornecerá proteção contra o azar, a má sorte, perigos e servirá como um escudo de proteção energética. Neste caso, é muito comum deixar ele em um altar, em cima de um Buda ou Ganesha, enrolado em um cristal de selenita, pindurado no retrovisor do carro, na entrada de uma casa, da cabeceira da cama, dentre outros.

 

  • Colar: nossos japamalas de 108 contas podem ser usados no pescoço como colar (os de 54 contas não) e ao ser usado para fazer meditação ele ficará carregado desta energia e protegerá a pessoa no seu dia a dia, servindo não apenas como um acessório, mas como um colar de proteção energética.

 

  • Yoga: é muito comum usar um japamala ao se praticar yoga, tanto no pescoço como enrolado no pulso ou na mão. Nossa dica é apenas com relação ao cuidado com o seu japamala, que ao enrolar na mão ou no pulso ele pode durante a prática se romper, cair no chão, dentre outras coisas que poderia fazer com que seu japamala danifique.

 

  • Cordão de Contas: aí está o principal objetivo do japamala, que é ser usado como um cordão de contas e auxiliar o praticante da meditação a não se distrair durante a prática. Ao colocar a sua intenção (hooponoponomantrasgrabovoi, rezas, intenções) no japamala ele potencializará o efeito da meditação e servirá como um guia na sua prática.

 

 

Como usar meu Japamala


 

Segurando o Japamala

 

  • Já com a postura e a respiração controladas e relaxadas, segure seu japamala com a sua mão direita, pois ela representa para os indianos a mão pura.

 

  • Apoiando-o em seu dedo médio (dedo do meio), use o polegar para puxar cada uma das contas em sua direção, começando com a conta logo após o meru.

 

  • Os marcadores não entram na contagem do japamala, apenas as contas (bolinhas). Os marcadores que são utilizados servem de lembrete para fazer a mente voltar a atenção para a prática.

 

  • Cada vez que o mantra, ho'ponopono, reza, intenção ou o nome da divindade é mentalizado ou pronunciado, puxa-se uma conta de forma leve e suave, sem precisar apertar as contas do seu japamala.

 

  • O dedo indicador não deve tocar as contas do japamala, pois representa o ego e está associado a ação do pensamento - e o objetivo da meditação é justamente o de suspender a ação do pensamento. 

 

  • O meru não deve ser contado com as demais 108 contas, porque é a representação do absoluto, de nosso aspecto eterno e imutável e por isso está fora da contagem, entretanto é o meru que marca o início e o final do ciclo do japamala.

 

  • Você pode fazer sua prática de meditação tanto de forma silenciosa, ou seja, em pensamento ou pronunciando em voz baixa. Aconselha-se pra quem está iniciando na prática a fazer em voz baixa e suave com o objetivo de não se distrair com barulhos externos e se perder durante a meditação.

 

  • Apoie seu japamala perto de seu coração e sinta a energia que é emanada durante a prática, isso ajudará na concentração e a limpar as energias que impedem de prosperar em todos os aspectos da vida, alcançar seus objetivos e crescer espiritualmente.

 

  • Terminando a passagem pelas 108 contas, caso o praticante queira continuar e fazer mais uma volta, não deve passar por cima do meru; em vez disso, deve virar o cordão e continuar a fazer o japamala na direção inversa.

 

  • Para surtir efeito daquilo que queremos em nossa vida e por meio da intenção que colocamos na prática, a meditação com o uso do japamala deve ser frequente e com pensamento positivo.

 

  • A foto acima ilustra a delicadeza com que as contas devem ser puxadas durante a prática.
 
 

Aprenda mais sobre o poder dos Japamalas


 

⭐️ O que significa 108 contas?

⭐️ O que significa o tassel no japamala?

⭐️ Por que usar o japamala?

 

Sobre a loja

Conheça o que é Japamala|Mala Budista|Terço Tibetano|Rosário do Ho’oponopono e como usar para entoar Mantras, Grabovoi e Ho’oponopono. Veja depoimentos de quem já usa e PROTEJA SUA ENERGIA através da meditação. Conheça também nossas Pulseiras de Pedras Naturais. Comprar Japamala e Pulseiras de Pedras Naturais é aqui na Japamala Orion, nossa loja virtual, e receba em qualquer lugar do Brasil. Não temos loja física e não trabalhamos com vendas no atacado e produtos personalizados. Gratidão e boas energias!

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

JAPAMALA ORION - CNPJ: 33.715.896/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2021

Formas de Envio